quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Verdade, sim senhor! Parte 2

Hoje meu filho Benjamim de 4 anos, chegou da escola e depois de um tempo em casa, veio me entregar uma nota de R$ 5,00 reais e uma moeda de 10 centavos, dizendo que era um presente pra mim. Eu sabia que aquele dinheiro não era meu, e que ele não poderia ter encontrado aqui em casa, então respirei fundo , me agachei para ficar da altura dele e perguntei:
_ Filho, onde você achou esse dinheiro?
Ele se esquivou e me respondeu:
_ Estava debaixo da cama.
Eu sabia que não era verdade, então falei:
_ Filho , não mente pra mãe, onde você achou o dinheiro?
Ele foi para trás mais um pouco me olhou desconfiado e disse:
_ Foi a irmã que me deu , aí entreguei pra você.
Pelo olhar e  pela atitude , sabia que ainda não estava falando a verdade, questionei novamente com tom firme.
_ Benjamim fale a verdade, eu sei que não foi aqui que você achou esse dinheiro, de onde você pegou?
Ele me ficou nervoso, e perguntou: _ Não vou ficar de castigo?
_ Se você me falar a verdade agora não.
Ele foi se chegando e falou: _ Mãe , eu achei na van da tia Marli (condução escolar)
Nessa hora passou mil e uma broncas na minha cabeça, mais, abracei ele e com toda a calma que Deus me deu conversei: _ Filho você não vai ficar de castigo porque falou a verdade, mais tem de devolver o dinheiro para tia Marli, porque se você achou no carro dela, esse dinheiro é dela, quando você acha dinheiro aqui em casa você me dá não é? Então, se você achar na sala de aula, dá para professora, se achar na casa da vó, dá para vó e como você achou na van da tia Marli, tem de devolver para tia Marli, combinado?
E ele com um rostinho aliviado . _ Combinado.
Depois foi todo feliz contar para o irmão, viu falei a verdade e não fiquei de castigo.
E eu como mãe, dei o mesmo sermão no mais velho que tinha visto ele pegar o dinheiro e não tinha dito nada.
A noite , quando coloquei ele para dormir, perguntei, o que você vai fazer com o dinheiro que achou?
_ Vou devolver para tia Marli , né mãe? Me respondeu com um sorriso lindo.

Nossa como é difícil ser mãe, principalmente na hora de educar, as vezes fico meio perdida, isso já aconteceu com alguma de vocês?

Verdade, sem castigo!

2 comentários:

  1. Nossa Cintia, eu sou irmã mais velha, não sou mãe ainda, mas vamos confessar que difícil mesmo é segurar a branca não é mesmo?
    Você foi genial seus filhos são lindos e certamente terão bom caráter,
    bjs!
    Carla...

    ResponderExcluir
  2. Querida Cynthia, acho que você fez o certo! Você está ensinando-o a falar a verdade e não temer ao fazê-lo. Acredito que se você tivesse deixado ele de castigo ele iria ficar receoso da próxima vez em falar a verdade. Não passei por isso, mas, se um dia acontecer, vou me lembrar do seu exemplo!

    Bjs!
    Mariana
    http://marianamaedeprimeiraviagem.blogspot.com/

    PS.: Só consegui deixar um comentário como anônima, não sei porque.

    ResponderExcluir

Comente e pergunte, nós adoramos sua participação.