terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Certo e Errado!

Descobri que não existe certo ou errado na atividade de maternar!
Existe o que funciona, e o que não funciona, e existe quem dá pitaco, da dicas, mais não quer dizer que esses pitacos e dicas irão funcionar.
O que não pode , ou não deveria existir no mundo materno é o julgamento, pois cada mãe é diferente da outra e nem por isso está errada, pois cada criança é diferente, mesmo irmãos, mesmo irmãos gêmeos.
Faz pouco tempo que estou na blogosfera, depois de 6 meses escrevendo e visitando blogs, me acho no direito de falar, chega!
Chega de falar que quem faz cesária não é mãe, é mãe tanto como uma que sofreu horas, como uma que teve condição de pagar horrores por um parto humanizado, é tão mãe quanto aquela não teve o filho gerado em seu ventre.
Estou cansada de ver julgamentos .E é assim se não gosta do que a pessoa escreve, não lê, pois esse espaço, é para dividir experiências, é pra dar dicas que talvez funcionem .
Se a mãe deu chupeta para o seu filho, ela teve os motivos dela, mesmo que seja só por comodidade, não importa , o problema é dela, eu posso não gostar de chupeta, eu mesma não dei para nenhum dos meus três filhos, mais isso não as diminui e nem o que elas escrevem.
Se não deu mama no peito, também deve ter tido seus motivos, se usou o andador, se deu comida antes dos 6 meses, se não passou a roupa, se usa cama compartilhada, se dá palmadas, se põe no cantinho do pensamento, e se escrevem sobre isso ,não é para ouvir julgamentos, é para compartilhar, para receber dicas talvez.
Eu espero um mundo sem censuras...
Onde unidas, possamos ajudar e fazer parte da vida umas das outras.
Um grande abraço.

8 comentários:

  1. Querida você está certa!!! Cada mãe é uma... E cada uma tem os seus motivos para ter dado de mama até os 6 meses, o por ter usado o andador, ou também por colocar no cantinho do pensamento.

    Ás vezes precisamos desabafar mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ki post maravilhosooooooo! Odeio julgamentos tbm...
    meus 3 partos foram cesareas, mas por que não tive dilatação, sofre tbm e nada de dilatar meu filho do meio ateh engoliu liquido aminiotico, não amamentei os 2 primeiros ateh os 6 meses pq sofro mto com a amamentação meu peito racha, sangra.... dei suco com 3 meses, td o que eu como eu ponho na bokinha deles, e posso de falar são mto saudavéis graças a Deus! Mãe é akela que cuida se preocupa, da amor... não importa qual foi o parto, e eh como vc disse nem se nasceu de vc, tem tanta mãe adotiva que demonstra que é mil vezes mais mãe do que akela que gerou e teve coragem de abandonar... adorei o seu post msm, vc resumiu todas as minhas revoltas e escreveu mto bem!

    ResponderExcluir
  3. Olá, obrigada pelo comentário lá no blog, adorei a visita :)
    Esse texto é muito bom, um puxão de orelha, eu confesso que critico sim, mas sem intrometer nem levantar bandeira nenhuma não, mas ah qnd eu vejo alguma coisa que realmente já está mais do que provado que não é bom pra criança, me irrita muito :S mas é mais uma reflexão interna minha, diferenças inofensivas eu aceito muito bem ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Ola Cyntia, me desculpa, mas existe certo e errado sim!!
    Você por exemplo, está certissima!!
    Era esse o post q eu estava esperando a muuuuuuito tempo...
    Caramba, você falou tudo que eu queria falar...
    Eu tive cesárea e minha recuperação foi super rápida... no 5º dia até me abaixar eu me abaixei, e meu corpo também voltou ao normal super rápido, e eu nao usei cinta nem nada...

    bjãO

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post, Cynthia! É muita cobrança desnecessária. Isso existe em todo lugar. Também vejo acontecer aqui na Inglaterra, infelizmente.

    Não existe fórmula pra criar filho. Literatura e pitaco dos outros podem até nos ajudar de vez em quando, mas muitas vezes não funciona, tem que adaptar à nossa realidade. Cada pessoa é diferente, e isso vale para os pais e para as crianças. Eu acredito sempre no bom senso.

    Beijos,
    Cecília

    ResponderExcluir
  6. Cy, tem selinho pra você la no blog

    ResponderExcluir
  7. Cynthia, amei o post. É isso o que eu espero um mondo com mais respeito a opiniões e exeperiencias de cada um.

    Realmente foi uma forma do amor minha prporcionar a ida ao Rancho para a minha filhota.

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. APOIADA! Cada um sabe o que se faz dentro de sua própria casa. Ninguém tem mais propriedade para fazer algo do que a pessoa que vive o dia a dia dentro da sua própria casa. Eu fiz cesárea, eu dei chupeta para a Luisa, eu não consegui amamentar minha filha no peito, dei mamadeira e nem por isso me sinto menos mãe dela. Acontece que nesse mundo tem gente que se acha cheia de razão e dona de todos os saberes da vida, e sabemos que não é bem assim né... bjao
    Ich, Hausfrau
    www.ich-hausfrau.com.br

    ResponderExcluir

Comente e pergunte, nós adoramos sua participação.