segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A Famigerada* Rotina

Eu nunca fui muito fã de rotina, nunca tive hora para nada, somente para o trabalho, mais minha alimentação, sono, banho e momentos de lazer eu sempre fiz na hora que quis.
Quando eu estava grávida do Adrian, li que os bebês precisavam de rotina para se sentirem seguros, e essa frase não me saiu da cabeça, mais como eu iria proporcionar isso á um bebê se eu mesma não conseguia seguir uma.
Então Adrian nasceu, nos primeiros meses em que ele mamava somente no peito, a rotina se restringiu ao horário do banho e dos remédios de cólica. Quando eu retornei ao trabalho, a rotina foi se ajustando , nas mamadas e refeições, e na hora de dormir, já que eu tinha horários a cumprir.
Então veio o Bj e eu parei de trabalhar e descobri que com mais de um filho é impossível dar conta de tudo sem uma rotina, já que crianças precisam de cuidados mais complexos que adultos.
Com a Babylove na nossa vida a tal da rotina se instalou definitivamente dentro da nossa casa. Temos horários regulares, ou ao menos tentamos.
Só que após 6 anos percebi o que aquela frase que li quando eu estava grávida é a mais pura realidade.No começo da férias eu descuidei um pouco da rotina, sendo que alguns dias eles dormiram no sofá vendo tv, em outros apenas lancharam ou invés da janta, após 4 dias que a rotina não foi seguida, no quinto dia a rotina foi feita completamente, e logo após do beijo de boa noite, escutei o Adrian enumerando os processos, brincamos, tomamos banho, jantamos, escovamos os dentes, fizemos a oração e a mãe me cobriu e me beijou.
Entendi que para ele é importante esse ritual, que trás segurança em seu mundo. E tenho me dedicado em deixá-los seguros e manter pelo menos os pontos fortes dessa rotina.

Nossa rotina durante as aulas.
6h50: acordar, trocar de roupa, ( geralmente eu entro no quarto cantando uma musiquinha, se não canto lá vem cobrança);
7h00: tomar café;
7h15: escovar os dentes, pentear o cabelo, lavar o rosto, passar creme no rosto ( protetor solar) e perfume;
7h30: ir para escola na van;
17h30: chegada da escola;
17h45: fazer um lanche e brincar até;
18h30: tomar banho;
19h00: brincar com a mãe ;
20h00: jantar;
20h30: escovar os dentes, fazer uma oração e deitar para a mãe cobrir e beijar.

Nossa rotina, nos fins de semana e férias.
A partir da 8h30 até as 9h00: acordar e tomar café;
Das 9h00 as 11h00: brincar lá fora ou ver desenho ( geralmente quando chove);
11h00: um lanchinho e assistir tv até o almoço que é servido entre;
12h00 e 13h00: almoçar, escovar os dentes e tirar um descanso;
15h00: um lanchinho e brincar lá fora, ou brincar dentro sem a tv, com carrinhos, bonecos e jogos.
18h00: banho;
20h00: janta;
21h00: escovar os dentes, fazer uma oração e deitar para a mãe cobrir e beijar.

E vocês conseguiram se adaptar bem a rotina, e seu bebê se sente seguro?
Beijos













Essas fotos foram tiradas entre a janta e a hora de dormir.


* Famigerada: Que criou fama; famoso; célebre.
Palavra diferente vi o significado AQUI.






3 comentários:

  1. se só a rotina da segurança.....................tenho 3 filhos inseguros, não consigo manter a rotina nem por dois dias seguidos e adoro não ter horários, jantar na minha casa é das 18 ás 00:00 hrs, puxa tenho q rever meus conceitos, ainda bem q duas já se casaram e um já está com 13 (agora já estragou!)

    ResponderExcluir
  2. Eu bem que tento, mais eu também não consigo manter a minha própria...
    Além do que morando com a sogra pra mim é tudoimpossivel, talvez quando formos morar em nossa casinha tudo se estabeleça neh?

    ResponderExcluir
  3. Quando Heitor tinha 3 meses eu seguia uma rotina e a minha vida estava bem organizada, depois de uma viagem que fiz para casa da mamis ele voltou cheio de manias e sem rotina (confesso que nao sou boa em rotina) dai minha vida estava um caos total, comecei a ler varios blogs e percebi que teria que criar novamente uma rotina e segui-la e ter mta paciencia no inicio, pois até o bebe se adptar leva um tempo, meu tempo foi 5 dias tudo esta bem diferente e eu estou mais descansada, Heitor só tem 6 meses mas parece que ele ja sabe o que vem depois de cada coisa é incrivel por ex. depois que janta, sabe que vem o banho, boa noite pro papai, rezar e dormi...e agora ele dorme rapidinho precisa ver!!!! Rotina é tudo de bom!!! bjs

    ResponderExcluir

Comente e pergunte, nós adoramos sua participação.