sábado, 24 de março de 2012

Amamentei Sim!



Umas das minha maiores preocupações era de não poder ou não saber amamentar meu filho, desde que me vi grávida pela primeira vez, ficava pensando se daria conta, se doeria , se eu seria capaz, pois a única coisa que eu ainda não tinha feito, pois tenho um irmão com diferença de 15 anos, então tinha conhecimento em cuidados com fraldas, papinhas e roupas.
Então chegou a vez dos seios, peitos, peitocas, mamás, mãmas , e aqui em casa carinhosamente chamado de pelanca.
Quando o Adrian nasceu, e me trouxeram ele a primeira coisa que as enfermeiras fizeram foi colocar ele para mamar, e ele sabia exatamente o que fazer. Porém quando me vi á sós com ele, fiquei relembrando a aula sobre amamentação e apojadura, lembrei como deveria colocá-lo (barriga com barriga), de como ele deveria pegar o seio ( boca de peixinho) abocanhando o bico todo, para que não me machucasse.
Fiquei me sentindo poderosa em alimentar o meu filho, tive cuidados com minha alimentação, para evitar cólicas e muito cuidado com a higiene.
Adrian mamou muito e mamava de hora em hora, até mesmo durante a madrugada o que me forçou a utilizar a cama compartilhada, somente uma vez meus peitos racharam, na época em que ele começou a comer, quase morri de dor, mais não me dei por vencida e ele mamou até quando descobri que estava grávida do Benjamim, ele tinha um ano e dois meses e o desmame foi bem doloroso, já que ele pedia insistente o seu mama, quem me ajudou foi minha sogra que ficou com ele duas noites em que trabalhei e na terceira e quarta noite houve muito choro das duas partes, mais passou.
O Benjamim, também mamou logo que foi colocado em meus braços , o leite jorrava e ele era muito esfomeado, ele mamava de 3 em 3 horas e me deixava exausta a cada mamada, com 3 meses somente com o peito ele foi considerado acima do peso, imaginem só com o mama da mãe.
O desmame ocorreu quando ele  tinha 8 meses, já comia e a noite queria fazer o meu peito de chupeta , pois o mama já não sustentava o que devia, em meio de uma crise alérgica e nascimento de dentes a opção foi dar a mamadeira e confesso foi muito mais fácil, ele nem notou a troca.
A Baby , eu queria que mamasse mais, até os dois anos, também mamou logo, e mamava de 4 em 4 horas, meu peito ameaçou de rachar, quando descobri o chá de camomila , eu colocava os saquinhos úmidos bem nos bicos nos intervalos da mamada e isso ajudou muito.
Mas, quando ela tinha 11 meses as mamadas foram ficando menores e o leite foi secando até que um dia acabou e troquei pela mamadeira e ela nem ligou.
Fiquei triste e ainda sinto falta, amava amamentar , parece que o cordão umbilical foi cortado novamente em todos os desmames.
Mas tenho orgulho de ter amamentado os meus bebês, acredito que passei bastante anti corpos e vitaminas para meus filhos e fora que fiz muita economia, nunca ordenhei e nem sei usar apetrechos para ordenha, nem sabia da tal concha, acho tudo bem interessante.
E vocês conseguiram amamentar seus bebês, e os desmame foi tranquilo?

6 comentários:

  1. Consegui amamentar a minha filha até 1 ano de idade. Só parei porque quero engravidar de novo...
    No total o desmame durou 5 dias. Fui diminuindo a quantidade de mama e aumentando as mamadeiras... o ultimo mama que eu tirei foi o da noite. O mais difícil. Catarina sempre dormiu mamando... não foi fácil, mas passou!
    Hoje ela tem quase 14 meses e esta super adaptada a mamadeira!
    Super apoio a amamentação também!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que voce conseguiu e quis amamentar amiga ;)
    Eu por enquanto tb amamento..felizmente nao tnh tido problemas com os seios.
    bj

    ResponderExcluir
  3. a ñ, eu tive muito problema com amamentação! diferente de vc, eu tinha certeza q amamentaria, q ñ iria doer e q seria tudo perfeito! Engano meu, foi terrivel, e eu lutei para q minha filha mamasse, era aos berros, ela olhava meu peito e berrava desesperadamente, eu insisti ate os 3 meses, depois, ñ insisti mais, o momento era muito estressante, tanto p mim como p ela... e assim, meu peito secou e ela nunca sentiu falta...

    ResponderExcluir
  4. Então eu ainda estou amamentando, e estou preocupada com o desmame pq Heitor não gosta dos leites que estou oferencendo, e vendo pelo seu relato o primeiro filho parece ser mais apegadoo né?
    Isso que vc disse do segundo corte do umbigo, já ouvi outras mamães dizerem e isso me dá um medinho...rs

    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Eu só amamentei 4 meses e isso foi muito frustrante. Acho q meu erro foi não ter me preparado tanto como você. Nem cogitei que viesse a ter problemas. Achei que seria bem natural... E foi bem difícil, dolorido... O leite demorou 6 dias p/ descer. Dar leite NAN em copinho p/ RN não é fácil e o estresse em torno de todas as dificuldades fez o leite secar antes do planejado. Sofri muito. Amamentar é importante e eu adoraria que tivesse sido maravilhoso!

    ResponderExcluir
  6. Eu também amamentei!! E me orgulho disso. Só ocorreu o desmame por aqui foi por que a Ingrid mordeu meu peito.

    Ela mamou até 1 aninho e 4 meses.
    Obrigada pelo carinho, agora sim eu voltei

    Beijos

    ResponderExcluir

Comente e pergunte, nós adoramos sua participação.