terça-feira, 13 de março de 2012

E quem não tem opção? (escolas)

Foto Google.
Quando decidi colocar os meninos na escola, eu já estava fora do mercado de trabalho fazia dois anos, então nem pensar em uma escola paga, pois além de mensalidade , tem matrícula, livros, uniforme, coisas que eu não poderia comprar de imediato já que só meu marido trabalhava. Então comecei a procurar uma creche pública, eu confesso que tinha receio, achava que escola particular era melhor, confesso não tinha a mínima ideia do que eles iriam aprender e de como seria.
Fiz a inscrição, e demorou muito pra sair a vaga, em 2009 saiu apenas uma, para o Adrian que entraria no maternal 3, quando saiu a vaga dele eu já estava por dentro do eu queria ou não em uma escolinha.
E a escola do Adrian oferecia , o que eu achava necessário, transparência, boa alimentação, profissionais formados e bem preparados, um lugar asseado e acima de tudo seguro. A escola do Adrian deixava o meu coração tranquilo e ao contrário do que eu achava o ensinamento é passado de forma lúdica.
Aulas de inglês, judô, natação e informática são importantes, não acho que não , mais são para quem tem opção, no meu caso e no de muitas brasileiras não há opção. Há sorte, eu tive sorte de ter essa creche perto da minha casa, uma creche pública e melhor que muitas particulares que conheço.
Adrian ficou dois anos lá, sua adaptação foi lenta, dolorosa , mais quando se sentiu seguro e adaptado fiquei realizada em ver os seus trabalhinhos e o seu desenvolvimento, ele aprendeu as letras e números nessa escola.
Esse é o último ano do Benjamim nessa mesma creche, ele entrou em 2010 no maternal 2, e agora está no pré, já faz seu nome e tem ótimo desenvolvimento com números e letras. Ano que vem ele irá para a escola que o Adrian está atualmente, que é a mais próxima da minha casa e integral.
Outra falta de opção para mim, perto da minha casa não tem uma escola de séries iniciais que seja meio período, assim como a creche, ele fica das 8h00 as 17h00, e quando eu falo perto , é o mais perto, porque se fôssemos caminhando levaríamos 30 minutos de ida e de volta.
Não tive opção de colocar os meus filhos somente meio período e nem de colocar em escolas cheias de cursos e atividades extras, as opções que tive foram escola em período integral e com atividades normais.
Mais tenho orgulho de todo o desenvolvimento deles e de como são tratados, eles são tratado com respeito  e carinho e para mim  isso é o que mais importa e nem tanto as faltas de opções.
O importante mesmo sendo escola paga, ou do pública e a mãe se sentir com o coração tranquilo em deixar os filhos , esse sentimento passa para a criança e ela se sente melhor e mais segura, mesmo fazendo dengo, testando limites.
É isso, com opções ou falta delas a gente tem de seguir em frente né.
Beijos


Um comentário:

  1. Encontrar uma boa escola é complicado msm neh, mas graças a Deus nos conseguimos... eu tbm não tenhoo como pagar escolinha particular, mas agora o Matheus tah na escolinha da prefeitura e ele adora...bjos

    ResponderExcluir

Comente e pergunte, nós adoramos sua participação.