sexta-feira, 2 de março de 2012

Quando as Coisas Mudam...

Meu filho Adrian acabou de completar 6 anos e já está no segundo ano do ensino fundamental, o ano de mudança para ele na minha cabeça, foi o de 2011, que ele saiu da creche e foi para a escola, troca de ambiente , de professores e rotina me deixaram apreensiva, mais foi bem tranquilo.
Porém esse ano, as aulas começaram e mudou a professora, e depois de uma semana de aula o Adrian começou a chorar e fazer beicinho todas as manhãs, o que não é normal dele, já que sempre adorou o ambiente escolar. Então eu perguntei para ele o porquê de tanto choro. E ele me disse que a professora era brava, e que os coleguinhas batiam nele e que sentia muito a minha falta, falou nessa ordem enquanto lágrimas brotavam de seus olhos.
Meu coração ficou apertado, mais eu já havia conversado com a professora e ela me transmitiu ser ótima, esse papo de os coleguinhas me batem é antigo, e sentir a minha falta (confesso que ele fica bastante tempo fora) sei que ele sente mais já estuda á mais de 3 anos, e só agora falou isso.
Mandei ele para escola e pensei muito durante o dia o sobre o que estava ocorrendo e como eu lidaria com a situação, pois não é nada fácil, é um mundo novo para mim e para ele.
Nas minhas reflexões eu percebi que o Adrian estava incomodado com as mudanças, pois no ano passado a professora da parte da manhã, falava macio e era bem calma, já a professora desse ano é mais expansiva, fala alto e dá ordens, ano passado ele ainda estava aprendendo a ler, as tarefas eram muito mais lúdicas e agora as tarefas já são mais pedagógicas e exigem muito mais dele.
Então quando ele chegou conversei com ele, sobre as mudanças , e expliquei que as coisas sempre mudariam na vida e que a gente tem de se adaptar , expliquei o quanto é importante que ele vá para escola para aprender e desenvolver o seu potencial, que ele tinha de obedecer a professora, assim como me obedece pois só queremos o bem dele. Disse que também sinto falta dele, mais que do mesmo jeito que hoje ele tem de ir para aula eu também já fui um dia e também sentia falta da minha mãe, mais que podemos compensar essa falta quando estamos juntos.
E ele entendeu, durante essa semana , quando estávamos juntos ele fez várias comparações de coisas que já  haviam mudado em sua vida e que isso pode ser bom.
Hoje de manhã ele levantou antes de mim , disse que ele prepararia a sua roupa já que ele era um rapazinho e que estava muito contente em ir para escola, então hoje meu coração está aliviado, com uma sensação de dever cumprido.



Meu mocinho!
E na sua casa já tiveram de enfrentar mudanças e as crianças como se adaptaram?
Beijos.


6 comentários:

  1. Pois e' as coisas mudaram e ele sentiu muito isso...mas devido a bela mamae que tem que fala e explica as coisinhas ele compreendeu ;)
    bj

    ResponderExcluir
  2. Mudanças são sempre complicadas principalmente para eles neh, mas axo q vc fez mto bem em conversar, eles adoram qdo somos verdadeiros com eles. Adorei as suas dicas la no meu cantinho viu... qto as coxinhas, essas eu vou encomendar, só me arrisco msm nos docinhos e no bolo, rs.
    me adiciona no msn assim podemos trocar receitas!!
    mari_marcoslima@hotmail.com
    BjOs

    ResponderExcluir
  3. Mudanças sempre vão ocorrer e vc teve muito tato para lidar desse assunto com ele. bjo
    Ich, Hausfrau
    www.ich-hausfrau.com.br

    ResponderExcluir
  4. Essas mudanças não são fáceis.
    Tenho medo até de pensar quando chegar a minha vez.
    Estamos apenas com 1 aninho e 2 meses então temos muito chão pela frente.
    Obrigada por comentar lá no Recanto das Mamães Blogueiras.
    www.cantinhodosam.com
    http://makeviagem.blogspot.com
    Bjks
    Andréia

    ResponderExcluir
  5. Nossa!!
    Acredite está super cumprido o dever!!
    Fiquei bestinha aqui amiga, dizendo q tem saudade de vc!
    kkkkkkkkkkkkkkkk
    Mas ainda bem que deu tudo certo e ele entendeu
    bjO

    ResponderExcluir
  6. Complicado né? Tem coisas que partem o nosso coração, mas temos de seguir em frente pois eles aprendem muito com essas mudanças! Dizem que a escola é a preparação para a vida, e não somente acadêmica, mas em todos os sentidos, aprender a conviver, a se adaptar, a respeitar!

    Boa sorte para ele, já já ele faz um monte de amigos e vai começar a curtir MUITO!

    Beijos
    www.parabeatriz.com

    ResponderExcluir

Comente e pergunte, nós adoramos sua participação.