quarta-feira, 28 de março de 2012

Lidando com as frustrações dos filhos

A mãe tem 3 filhos e tem 3 tipos de doce diferente, porém não tem 3 unidades de cada doce.
Ela oferece para o filho de 4 anos um doce, explicando que ele pode escolher, ele escolhe um, mas vendo que a mãe tem mais, ele quer todos, a mãe diz que não que é apenas um, e ele pede para trocar. A mãe faz a troca, nesse momento ela dá um para filha de um ano, que a mãe mesmo escolhe, chega o filho de 6 anos e escolhe um diferente da escolha da mãe para de um ano e também da escolha do de 4.
O filho de 4 anos dá uma mordida em seu doce e larga em cima da mesa, os demais filhos saem da cozinha comendo os seus respectivos doces, a mãe pergunta porque que o pequeno deixou o doce em cima da mesa, ele diz que não vai comer, pois quer um igual o que o irmão pegou, a mãe diz que ele teve escolha e que ele já comeu aquele de cima da mesa, que ou come aquele que ele já começou ou fica sem.
Nesse momento, o pequeno tem um acesso de raiva, diz que não gosta mais do pai e da mãe, não gosta porque o pai disse que ele iria ganhar um doce grande.
E essa frustração foi porque ele queria todos os doces e não apenas um.
E dai como lidar?
A mãe ignorou, então ele tentou empurrar a mãe, nesse momento o pai veio e o colocou de castigo.
O quão é importante saber lidar com os nãos da vida? Acredito que é muito, para que a pessoa seja bem sucedida, e tenha um bom relacionamento intrapessoal na vida!

Vou começar a relatar todas as situações de frustração do meu filho, até como um apelo, para o que vocês fariam e para que eu acompanhe o progresso dele.
Beijos.

6 comentários:

  1. Na minha humilde opinião, vcs agiram corretamente e ele tem plena consciência de tudo o que se passou, que ele ganhou o doce que escolheu, que agiu de forma errada e por isso foi castigado.

    As crianças com determinada idade já tem plena consciência do certo e do errado o que eles fazem é testar os adultos para saberem qual o limite de cada um, até onde ele pode ir para consegui o que deseja independente de ser certo ou errado.

    Eu via coisas como essa que vc relatou com as crianças da creche com menos de 4 anos, ele recebiam um não e testavam cada um de nós, com birra, mal criação e tudo o mais uma verdadeira guerra de nervos, mas nessa guerra os pais sempre tem que se mostrar donos da situação, afinal todo ser humano carece de limite e limite se aprende em casa.

    Adorei a atitude de seu marido, não jogou para você, agiu direto e rápido, posso estar completamente errada, mas acredito que é assim que se faz!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, sou nova por aqui e gostaria que vc visitasse o meu blog.
    www.gustavoegaby.blogspot.com. estou te seguindo.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi...Acho que ele entendeu direitinho, mas como ficou com raiva quis ver se com atitude dele voce voltava atras...acho que sem duvida seu marido foi a mais correcta. Castigo não faz mal nenhum e para a proxima ele ja sabera que nao pode reagir daquela forma consigo. bj

    ResponderExcluir
  4. A mamãe e o papai unidos na educação dará tudo certo, com certeza. O importante é que ele sabe o que é certo e o que não é. Bjs. Bom findi.

    ResponderExcluir
  5. A criança tenta testar a gente a todo o momento né. Eu acredito que vcs agiram da maneira certa, dando a chance de cada um escolher. A tarefa é difícil, mas temos que faze-los entender que eles não podem ter tudo na vida e que isso é comum. Aos poucos ele vai assimilando a ideia. E o fato de colocá-lo de castigo após ter te empurrado foi o certo a fazer. Ele tem que entender tbem que deve respeito a vc e ao pai dele. bjo

    ResponderExcluir
  6. Amiga, acho que vcs agiram de forma correta, deu escolha, e quando ele tentou empurala o pai pos de castigo, super certo, pois mesmo ele estando com raiva deve respeitar os pais!!!

    E assim eu continuo aprendendo com vcs!!

    Bju

    ResponderExcluir

Comente e pergunte, nós adoramos sua participação.