domingo, 6 de maio de 2012

Sobre Liberdade.

Quando eu estava na sexta série do ensino fundamental, assisti uma palestra onde a professora falava de liberdade e libertinagem, ela dizia que a minha liberdade termina onde começa a do outro e a partir do momento que eu invadir a liberdade do outro isso se tornará libertinagem.
Pois bem , uma lição para vida aprendida no auge do meus onze anos, e como ensino isso para os meus filhos? Como fazer eles entenderem até onde vai a liberdade deles, liberdade de se expressar, liberdade de fazer...
Por exemplo, eles acordam super cedo, tá certo , entendo que o corpinho deles se habitue nesse horário e que mesmo nos fins de semana, o horário biológico é 7 horas, porém, nem o pai, nem eu e nem a irmã acordamos ainda, e eles ficam na maior algazarra, e bagunça com a gente ainda dormindo, isso pra mim se torna libertinagem, é invasivo demais. Todos os fins de semana é a mesma coisa e eu converso e tento explicar que tem de respeitar quem ainda está dormindo que eles devem ir até o meu quarto e falar comigo baixinho se quiserem algo, o Adrian(06) entendeu, porém o Bj (04) tem dificuldades em compreender, então me pergunto, ele ainda é muito jovem , ou eu não estou explicando direto?
Mais uma situação que me deixa na saia justa, o Bj , quando não gosta de um presente , ele reclama para a pessoa que o presenteou, eu acho isso muito chato, já conversamos com ele e tenho visto melhora, mas, não estou tirando a liberdade dele se expressar?
Como é difícil formarmos um cidadão de acordo com o que é imposto pela sociedade, porque ninguém quer que seu filho seja chamado de mal educado, mais até onde vai a liberdade dele, e até onde
eu posso podar essa liberdade, sem torná-lo uma pessoa sem opinião, sem saber se impor na hora certa?
Alguém ai tem alguma dica?
Bjos e boa semana
Uma conversa entre amigos, que liberdade gostosa essa!

4 comentários:

  1. ah amiga concordo com vc viu devemos deixar os filhos tornar suas proprias opinião não ée!! Só ensinando ser mais educados quando for se expessar :) bjooos!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Cynhtia, tenho o msm problema com os meninos de manhã...rsrs. Eh sempre a msm coisa, eles acordam e começam a brincar, falar alto vira a maior bagunça...
    Tbm chamo a atenção deles, mas sempre volta a acontecer. Acho que talvez sejam mto novos pra entender msm, mas acho importante que independente disso tomemos alguma atitude. Sempre tento cobrar deles o que é compativel com a idade, mas sempre falo o que eh certo ou errado.
    Não sei se vc entendeu o q eu disse pq ficou meio confuso, mas qlqr coisa me chama no Msn.
    Qto ao lance do presente, no fundo ele só está sendo sincero... acho q vc devia explicar para ele que tem algumas "verdades" q nós costumamos guardar dentro da gente, pq pode magoar a pessoa q deu o presente e talz, mas nao acho q vc deva brigar com ele nao, pq ele não tah fazendo nada errado, as crianças são sinceras msm. bjos

    ResponderExcluir
  3. O poeta falou que "Viver é simplesmente a arte de conviver. Simplesmente? Mas como é difícil!" rs
    Tem que usar o bom senso para achar o nosso jeito.
    Eu acredito que o pequeno ainda não tem como entender, mas continue conversando que o resultado virá e vcs conseguirão o silencio sonhado aos domingos. E qto as reclamações com os presentes, temos que ter nosso opnião mas se ela vai causar tristeza em alguém, sem nenhum outro proveito maior, melhor calar mesmo.
    A pessoa que foi gentil presenteando-o não merece um aborrecimento desses.
    bju

    ResponderExcluir
  4. Cynthia, às vezes eu também me deparo com questões como essas. É difícil a gente estabelecer limites exatos e fazer com que as crianças sigam todas as convenções da sociedade adulta, né? Infelizmente, não tenho respostas definitivas. Gostei do post, me fez pensar.

    Beijo,
    Cecília

    ResponderExcluir

Comente e pergunte, nós adoramos sua participação.