sábado, 19 de outubro de 2013

Estereótipos


Segundo o dicionário:
Estereótipos:
Ideia, conceito ou modelo que se estabelece como padrão.
Preconceito.
Coisa que não é original e se limita a seguir modelos conhecidos. 
LUGAR-COMUM
[Patologia]  Comportamento ou discurso caracterizado pela repetição 
automática de um modelo anterior,.anônimo ou impessoal, e 
desprovidas de originalidade e da adaptação à situação presente. 



Esses dias eu vi uma postagem falando que as princesas de contos de fadas eram uma influência ruim para as meninas, já que faziam com que elas acreditassem que só poderiam ser feliz ao lado de um “príncipe”. Já outra postagem falava da famosa boneca “Barbie” e seus filmes água com açúcar e imagem distorcida de valores.

Comecei então refletir sobre o que realmente poderia fazer mal para a minha menina e para os meninos também, afinal, eles também assistem contos de fadas e filmes da “Barbie”,  temos fases aqui em casa, já passamos por Turma da Mônica, Ben 10, Vingadores, Barbie, Liga da Justiça, Bob Esponja ( eu acho muito bobo), Pokemon e uma imensa variedades de filmes de animação e desenhos mais antigos também como He-man e Thundercats , esse último original, porque o novo é muito chato. Aqui em casa assistimos de tudo um pouco, e não acredito que isso possa influenciar negativamente na construção da personalidade deles.

Os desenhos aqui em casa são selecionados de acordo com o gosto de cada um e com horário para serem assistidos, além disso, gosto de debater as histórias, e imitar as personagens. Por semanas somos outras pessoas dentro do nosso próprio mundo, soltamos a imaginação e nos deixamos ser personagens que assistimos ou simplesmente inventamos, qual criança não gostaria de ter os poderes de um super-herói , de estar em um floresta vivendo aventuras e fugindo da bruxa (no caso eu) que tem uma poção mágica que irá transformá-los em sapos, e depois disso a super princesa heroína salva-os com  um beijo de amor...

Contos de fadas, histórias fúteis só irão prejudicar a personalidade e a cabeça de uma criança se ela não tiver uma base sólida e real, se ela acreditar que aquilo que esta nos desenhos  é importante, e cabe a nós pais mostrar para eles  que não é real, que está na televisão, que é brincadeira, imaginação, e nos é confiado também ensinar os verdadeiros valores, usar os estereótipos apresentados como exemplos do que não deve ser feito ou ainda mostrar que o amor sempre vence como é mostrado nessas historinhas, nós é que temos que formar os nossos filhos e não será um desenho que ditará como eles devem ser.

Bem, agora deixe-me ir que iremos ver um filme de múmias...



2 comentários:

  1. Concordo com vc. A base e a experiência deles vai mostrar a realidade enquanto isso... Tem coisa melhor do que fantasiar e acreditar num mundo onde o bem vence o mal e que as princesas sao felizes para sempre!!!? Adoro!

    ResponderExcluir
  2. OI querida, vim retribuir a sua visita no meu blog, e acabei descobrindo que vc é uma das participantes do meu projeto sobre mães (rs). Nossa muito interessante o seu texto, hoje em dia para mim, as pessoas tem uma idéia de influência muito exagerada, como se a televisão fizesse lavagem cerebral nas crianças, mas elas se esquecem que quem os filhos se espelham são os pais e se eles estão sempre presentes os aconselhando, não tem como eles serem influênciados. Por favor não é, as crianças precisam ser crianças e ter o direito de ter suas fantasias infantis para que quando adultos não se sintam meio vazios por ter perdido sua infância.

    ops falei demais (rs) Não sei pq ainda não tinha te seguido, mas agora estou te seguindo *-*

    beijinhus

    www.misturasdafabi.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente e pergunte, nós adoramos sua participação.