domingo, 19 de janeiro de 2014

Dentocas, Dentinhos, Dentões - Visita semestral ao dentista


Começo de ano e visita ao dentista. Geralmente levo os meninos durante as férias ao dentista. Quando o Adrian tinha 6 anos teve sua primeira cárie, me senti uma péssima mãe, embora saiba que essas coisas acontecem.

Como um dejavú o Bj também conquistou uma cárie aos seis anos e mais de um ano depois da primeira cárie do Adrian, ainda me sinto uma mãe de merda.

A dentista disse que essas coisas acontecem, até pela dificuldade que temos de escovar e os doces ingeridos com frequência, mesmo não sendo tão frequente concordo com ela. Mas eu meio que relaxei nos últimos meses, conciliando trabalho, casa, faculdade, e outros. E com esse descuido apareceram duas cáries (sendo uma no dente que já havia sido arrumado) na boca do Adrian e essa primeira na boca do Bj.

Nessa visita eles entraram sozinhos na sala da dentista, e eu fiquei com um misto de orgulho e nostalgia, afinal eles já conseguem enfrentar os seus próprios medos sozinhos. O Bj fez uma restauração e o Adrian teve de extrair o dente, isso é uma pena porque pode afetar o crescimento do permanente. Semana que vem levarei o Adrian para restaurar o de cima e espero que nossa próxima visita seja só em julho.

A Babylove não tem cárie, mas seus dentes estão bem tortos porque ela chupa seu dedinho, estamos buscando uma forma dela deixar esse vício, e a própria dentista disse-me que é algo psicológico, então não há nada clínico que possa ser feito.
Foto 14 do Projeto 365 dias, 365 fotos.

Agora vou deixar algumas dicas que a dentista me deu:
Escovar os dentes ao menos 3 vezes por dia: Ao acordar, após o almoço e antes de dormir.
Na escovação noturna, se possível passar o fio. (Eu não achava necessário, porque tem bastante espaço entre os dentes deles, mas é porque cuida da gengiva).
Não há necessidade de utilizar refrescante bucal.
Manter uma alimentação saudável, deixando-os ingerir doces com parcimônia.
Utilizar escovas com cerdas macias e cabeças pequenas.
Visitar o odontologista a cada 6 meses.
Dar o exemplo, afinal quando as crianças veem como escovamos e nos preocupamos, vão se interessar e transformar a escovação em um hábito prazeroso.

Se tiverem dúvidas podem mandar que responderei com prazer.

Em breve novidades.


PS:  Eu não passava fio dental na Babylove,  começamos essa semana e ela ficava toda hora falando que era uma maravilha limpar a boquinha com aquele fio.

Um comentário:

  1. Também lembramos desta rotina por aqui, amanhã é a vez da Mi ir ao dentista.
    Olha fiquei com medo das indesejadas cáries, a pequena tem 5 anos e parece que descobriu o mundo encantado dos doces. rs
    bju

    http://feitocomcarinhodemae.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente e pergunte, nós adoramos sua participação.