sábado, 6 de agosto de 2011

Pipi na calça, não!!!!!

Os bebês, são lindos e fofinhos, mais se tem uma hora que a gente podia pular, é a hora de trocar a fralda, essa hora nem sempre é agradável, mas temos que limpar nossos pequeninos afinal, eles não sabem fazer sozinhos né?
Mas, quando é a hora para ensinar nosso pequenos irem ao banheiro?
Eu acho que o bebê deve entender pelo menos, o que é pipi e cocô, deve estar andando e falando, em um entrevista com o pediatra ele me disse que é entre dois e três anos.
Bem na realidade o processo é demorado, mais demorado que tirar do peito, ou ensinar a dormir no quarto, porque depende do esforço do pequeno.
Geralmente a gente deixa porta do banheiro fechada, mas no tempo que estiver ensinando a deixar a fralda, ou tem que deixar a porta aberta ou o penico em um  local de fácil acesso, porque quando eles lembram já estão quase fazendo, não dá tempo de pensar e isso também dá autonomia, a criança tem que saber que quando tiver vontade pode ir sozinho.
Para começar apresente o penico para o seu bebê, somente quando estiver disposto a ensiná-lo a usar, senão ele vai associar a um brinquedo e não o lugar de deixar suas necessidades.
Como tudo o que a gente ensina nesse caso também vale o exemplo, quando você for ao banheiro, leve seu pequeno junto, coloque-o no penico , enquanto faz suas necessidades, diga para ele fazer as dele também.
Uma outra dica , essa para meninos e pegar uma garrafinha com boca larga e cada hora e meia pedir para que ele ajude-a a encher a garrafinha, isso fará que ele tenha prazer em fazer pipi.
E quando o bebê conseguir fazer no penico, jogue no vaso e peça que ele se despeça das necessidades, isso fará com que ele sinta que cumpriu o seu dever.
Bem essas são umas dicas que usei para tirar meus bebês da fralda durante o dia. É um trabalho de dedicação e paciência , mais vale a pena.
 Obs: Foram mais ou menos 4 semanas, em que eles deixaram escapar o pipi, até aprender, por isso cuidado com a casa.

Um comentário:

  1. Oie!!! Eu vejo meus sobrinhos nessa etapa e sair da fralda para o banheiro e não sei como será quando for minha vez, deve ser bem complicado mesmo... vou me lembrar das suas dicas! hehehe
    Beijosss
    MaH

    ResponderExcluir

Comente e pergunte, nós adoramos sua participação.