sábado, 29 de outubro de 2011

Dedo X Chupeta.

Não vou escrever esse post para criticar ninguém , quem sou eu né, vou escrever para mostrar a minha experiência e quem sabe tirar as dúvidas de algumas mamães de primeira viagem.
Meus filhos nunca usaram chupeta, talvez seja uma tradição que adotei da minha mãe pois eu e meus irmãos também não usamos, eu acredito que é melhor para o bebê não utilizar chupeta e notei que até para eu saber o que eles tinham ficou melhor,  pois ao invés de eu colocar a chupeta eu investigava o que estava ocorrendo, então se fosse fome, fralda suja, ou apenas um colinho de mãe, lá estava eu fazendo as vontades deles e com todo o prazer, sempre que um bebê chora tem um motivo, é forma deles se comunicarem com o mundo , então acho que as vezes a chupeta esconde o verdadeiro motivo do choro.
Quando a Babylove estava com 3 meses fizemos uma bateria de exames em um centro de especialidades e passamos por uma fonoaudióloga e ela me falou que na verdade a chupeta ajuda em alguns casos onde o bebê tem dificuldade de sucção, porém, disse também, que o uso de chupeta deveria ser indicado por um profissional, no caso pelo pediatra.
Um dos motivos de eu não dar chupeta para os bebês foi a dificuldade que minha tia teve para tirar a chupeta do meu priminho , ele passava mal, tinha febre e só largou bem tarde, lá pelos 9 anos. O meus meninos não chuparam o dedo, na verdade o Bj chegou a chupar algumas vezes , mas não durou muito, porém quando o Babylove nasceu , logo que percebeu que tinha mãos passou a chupar os dedos, digo os depois porque eram todos, ela foi experimentando, e hoje com 1 ano e 5 meses ela chupa o polegar esquerdo , não me preocupo muito porque meu irmão, chupou o polegar esquerdo até os 5 anos e com a nossa ajuda parou. Minha mãe me contou a dica, ela disse para ele chupar o dedo da outra mão , quando tivesse vontade e assim foi mais fácil.
Geralmente as crianças que chupam chupeta , ficam com ela na boca o dia , já as crianças que chupam o dedo, conforme as atividades motoras aumentam elas precisam da mão e assim não chupam tanto.
Tem uma frase que minha mãe disse que é a mais pura verdade.
" Chupeta a mãe que dá e o dedo o bebê pega sozinho".
Nenhum dos dois hábitos é bom , mais fiz a minha parte não oferecendo.

Para fazer esse post eu fiz umas pesquisas e vou indicar os links dos textos que achei mais interessantes:

GUIA DO BEBÊ
REVISTA CRESCER
SAÚDE INFORMAÇÕES


E vocês o acham desse assunto?
Beijos , bom fim de semana.

8 comentários:

  1. Oi mãe de 3! Obrigada pela participa~ção e comentário carinhoso lá no blog!

    Guria, o uso da chupeta, assim como qualquer coisa na maternidade, é muito pessoal. Por vezes temos uma opinião antes do nascimento do BB (meu caso) mas ao nascer esse mesmo BB tem demandas que não conseguimos suprir.

    A Ísis não pegou chupeta nos primeiros 6 meses, mas pegou depois, e ficou bem mais tranquila depois disso. Largou a chupeta no início deste ano, sem problemas!

    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Olha antes e durante a minha gravidez,falava em auto e bom som que eu não iria dar chupeta pra o meu filho, mas Deus sabe das coisas e acho que era pra mim aprender a não dizer NUNCA, então quando o meu pequeno tinha 2 meses eu não aguentava mais meu peito doía muito e ele ficava a noite inteira agarrado nele, menina sofri demais e comprei a bendita chupeta mas ele não pegou, dai comprei uma que é ortopédica e foi o que ele pegou, graças a Deus ele só usa para dormir ate o momento! Espero não ter muitos problemas na hora de tirar.
    Bjs
    Gleysa

    ResponderExcluir
  3. Oi! Quando engravidei pela primeira vez, fiz o curso de gestante, e lá a dentista orientou o uso da chupeta com supervisão, porém não indicava o uso. Sabe como é mãe de primeira, segui a risca e não dei chupeta. Confesso que a tentação foi grande com a minha segunda filha, porque eles acabam se acalmando, mas daí foi ela quem não quis. Melhor assim, menos uma preocupação. Beijo.

    ResponderExcluir
  4. A Mi usou até os 2 anos, ofereci por causa das cólicas, no desespero.
    E após a separação do 'bibi' a pequena ficou bem nervosa por algumas semanas.
    Obrigada por participar da promoção do verdadesdemae.blogspot.com, fiquei muito feliz.
    bjus, bjus

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente, eu acho que chupeta é uma fonte inesgotavel de germes e bacterias #ProntoFalei

    Não tem mãe no mundo que consiga fiscalizar direito aquilo (sentiu o preconceito da tia) rsrs

    Na minha casa ninguém chupou chupeta, eu e minha irmã chupamos dedo durante um tempo, acho até que é de família, todo mundo da família da minha mãe gosta ou de chupar dedo ou de cheira um paninho rsrs

    Na creche convivi com crianças que chupavam dedo, chupeta e paninho e vi o quanto a chupeta é nociva, hoje sou contra, mas nunca tive um filho meu... Então tenho até que tomar cuidado com essas opiniões, pq as vezes a gente rasga a boca bonito!

    ResponderExcluir
  6. Meninas obrigado pelos comentários , acho que é um assunto muito discutível, mais com a Nine é pessoal tb, eu só dei a minha opinião , não gosto, mais tem quem precisa então fazer o que? Obrigao pelos comentes, e bjks

    ResponderExcluir
  7. Ola!
    Cheguei ate o seu blog pq o meu pq menino dourado de 4 meses deu p chupar o dedinho(o indicador da mao direita...)Ele e o nosso segundo, com o primeiro nao demos chupeta e, esperava o mesmo, que nada aconteceria... Agora estou em voltas com esse tal dedo... Por hora so mama no peito e recorre ao dedo qdo esta com sono ou fome, e eu nao posso proto atende-lo.A sogra e ate a pediatra ja disseram p dar chupeta que e mais facil de tirar... Mas eu nao quero... E seu bebe (qdo vc escreveu em 2011 estava com 1 ano e meio, ne?)parou? como? Muito obrigada e adorei achar o seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Pérola, a Baby ainda chupa o dedo, porém só para dormir ou quando está insegura, até uma boa forma de eu saber como ela se sente, ela vai completar 3 anos em junho e estamos conversando sobre o assunto. A pediatra me disse que com muita paciência a gente consegue. Logo postarei mais sobre isso. Obrigada pela visita e apareça sempre. Cynthia

      Excluir

Comente e pergunte, nós adoramos sua participação.