terça-feira, 11 de março de 2014

Primeiro dia de aula e um "Q" de preocupação

Nunca é fácil, em quase 4 anos de aulas em escolinha e escola deixar os meus filhos aos cuidados de outras pessoas não é fácil!

Em 2009 o Adrian foi para o maternal 3, ficou exatamente 6 meses em adaptação, pois não gostava de tirar o cochilo da tarde, chorei feito criança quando cheguei em casa, ele ficou chorando e as coisas foram logo se ajeitando ele não chorava se não tivesse que ficar para dormir.

Em 2010 eu grávida da Baby, coloquei o Bj na mesma escolinha que o Adrian estudava, chorou muito e eu chorei também, os primeiros 2 meses foram difíceis, e tivemos recaídas ao longo dos 3 anos que ele ficou lá.

Em 2011 Adrian ingressa no primeiro ano do fundamental 1, ele não chorou no primeiro dia de aula, eu e meu esposo deixamos ele, reservado e tímido, mas feliz. Vim para casa chorando como sempre. No segundo ano ele chorou, não queria ficar no primeiro dia, depois foi tranquilo.

2013, foi o primeiro ano do Bj na escola, a mesma que o Adrian estuda, fiquei impressionada com a maturidade do Adrian e com a serenidade do Bj, ele que estava ávido por aprendizado e tornou-se um aluno excelente, considerado muito quieto.


Esse ano como um dejavú, no primeiro dia de aula do segundo ano o Bj chorou, enquanto esperávamos a professora chamar seu nome, eu estava com a mão em seu peito e o seu coração estava acelerado, foi o terceiro a ser chamado mas o primeiro da fila. Seguiu de mãos dadas com a professora e eu fui atrás com o Adrian. Quando cheguei ele já estava sentado na primeira carteira próximo da janela, fui até ele para lhe dar um beijo e nesse momento seus olhos verteram lágrimas que ele estava reprimindo até minha chegada. Conversamos e ele me disse que não conseguia parar de chorar porque ficaria com muitas saudades minhas.

Saí da sala com o coração apertado, não chorei, ainda tinha de levar o Adrian em sua sala, este foi sem grandes preocupações, só me pediu para não ficar beijando-o na frente dos colegas.

Antes de sair fui olhar o Bj de longe, já não chorava porém estava sério aguardando o primeiro dia de aula.

Vim caminhando o trajeto da escola até em casa, durante 30 minutos chorei e refleti porque eles choram no primeiro dia do segundo ano de aula. Deduzi que é esse o momento que eles percebem "um dos cortes do cordão", no segundo ano eles sabem exatamente como vai ser o ano todo e sentem que estão crescendo e que nada poderá impedir esse crescimento.

Minha preocupação é: até quando vou chorar quando eles forem pra escola?

Ps: esse post foi longo e demorou mais de um mês para ser concluído e ainda acho que ele não disse tudo o que devia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e pergunte, nós adoramos sua participação.