quarta-feira, 19 de março de 2014

Passeio sem filhos e sem culpa

Quando somos mães sentimos culpa, não deveria ser assim mas é, quando temos mais de um então a culpa nos assola, pois temos que nos dividir. Nem sempre conseguimos dar a mesma atenção aos dois ou mais filhos que temos.

Vejo muitas mães que assim como eu tem dificuldade em cuidar e atender as necessidades individuais dos seus filhos, é normal, você não está só, então fique tranquila, em determinado momento essa angústia vai passar e você conseguira tirar de letra e dar a atenção necessária para cada um.

Eles tem diferentes personalidades, idades e necessidades diferentes, eu acredito que por aí que devemos começar a pensar em como atendê-los. Aqui em casa são 3, Adrian com 8 anos, Bj com 6 e Baby com 3 e meio.

Adrian está no quarto ano, é um menino calmo que adora um vídeo game, justo e muito carente pois carrega os mimos de um filho único.

Bj está no segundo ano, é um menino que tem muita energia e não para quieto, determinado e amoroso é acostumado dividir a atenção sendo o segundo filho, porém sabe solicitar quando quer a atenção.

Baby não vai para escola, é uma menina tranquila que sabe brincar sozinha, ela é mimada e requisita atenção quase o tempo todo.

Os três tem temperamentos diferentes e precisam de coisas diferentes, cabe á mim separar e entender suas necessidades de atenção e cuidados especiais, e aí que entra a culpa, o pensamento de estar ou não sendo justa, de estar ou não dando conta, de estar ou não fazendo um bom trabalho.

Eu procuro ser justa com eles, por exemplo sempre tem um passeio individual, em determinado momento do mês, da semana ou ainda do ano, faço com eles um passeio só comigo, não precisa necessariamente ser um passeio para comprar presentes, pode ser uma ida ao salão para cortar os cabelos, uma ida ao mercado ou ainda uma consulta médica. O importante é ter uma conversa sem ser interrompido, é ter um colinho, um abraço, um olhar. Em casa fazemos o rodízio do lado, cada dias dois ficam um de cada lado e o outro nas pernas.

Mas tem as prioridades do dia a dia, quando um fica doente, quando está na hora de fazer lição de casa, quando precisam arrumar-se para sair ou ainda uma fome ou sede durante a madrugada. Fora essas prioridades temos o tempo coletivo, ver tv, fazer refeições, brincar, contar histórias ou apenas ficar conversando.

O que eu recomendo é seguir seu coração, dividir com o pai, avós e tios os cuidados, e não sentir culpa porque ser mãe não é dividir e sim multiplicar o amor.

Gostou do texto? Então também  pode gostar desses:

Um pouco de mãe só pra mim
Coisas de irmãos
Guia prático para passear com mais de um

Ps: Domingo eu levei a Baby em um passeio de adultos, de um grupo de assinantes da newsletter do Alessandro Martins, porque "desvirtualizar" é tudo de bom. Ela amou e os meninos tiveram uma tarde de homenzinhos jogando game com o pai.

Pensando em como foi leve esse passeio e como eu fiquei com culpa zero,  decidi fazer esse texto e aproveito para recomendar a newsletter do Alê, ele escreve de diversos temas e é ótimo, inspirador: Para assinar clique AQUI .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e pergunte, nós adoramos sua participação.