quarta-feira, 29 de julho de 2020

Voem pequeninos, voem!

Meus filhos seguem regras mas não são obedientes.
Sempre ouvi dizer que ser obediente é uma qualidade das crianças, porém isso me incomoda profundamente.
Não, eu não quero filhos obedientes, que aceitem tudo sem questionar e sem criticar, eu quero filhos que participem ativamente de suas vidas com suas próprias escolhas, mesmo que essas escolhas não sejam o que eu acho adequado e para que isso aconteça de forma segura devo orientá-los desde cedo e lhes dar um caminho, uma direção, só que cabe somente á eles o destino da sua vida.
Educo para que sejam respeitosos, sem que sejam desrespeitados. Não seria justo educa-los para que dissessem amém para tudo o que os adultos falam, em geral adultos nem sempre sabem tudo e por diversas vezes são maus. Então, se te respeitarem você respeita e caso contrário dê as costas e nunca deixe alguém se desfazer de você e das tuas opiniões.
Dessa forma cada vez que conversamos, eles tem o espaço e segurança para falarem o que pensam e para discutirmos as possibilidades para que suas escolhas e palavras sejam ouvidas, nem sempre atendidas, mas expressadas e compreendidas. Explico o porquê de não poderem fazer algo, ou agir de tal forma e assim eles seguem as regras de uma forma clara e com um propósito.
Somos uma geração de obedientes ou obedecíamos ou apanhávamos e isso nos deixou doentes, enchendo consultórios de psicólogos e terapeutas e reproduzindo violência como se fosse algo aceitável, afinal apanhei e não morri. E por causa disso temos dificuldades em nos fazer respeitar, aceitamos estar em um relacionamento abusivo, aceitamos trabalhar em algo que não gostamos e aceitamos que nossas vidas sejam medíocres. Se tivéssemos aprendido a questionar, criticar e pensar nunca aceitaríamos ser tratados como alguém inferior, desenvolveríamos auto estima necessária para viver plenamente nossos sonhos, ajudar outras pessoas e transformar um mundo em um lugar melhor.
Então, não crio filhos obedientes e sim seres pensantes com ideias, empatia, respeito, humanidade,porque daqui algum anos eles seguirão seu próprio caminho e espero que esse caminho seja extraordinário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e pergunte, nós adoramos sua participação.