terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Ler, ler, ler.

E eis que eu sou uma leitora que devora livros em dias, horas dependendo do seu tamanho. Leio rótulos, jornal, revista, placas, e tudo que tiver letras. E sempre foi assim , aprendi ler tão jovem que não lembro de quando não sabia ler. Fui para o jardim aos 4 anos e pra mim leio desde de então. Nem sempre com a facilidade e agilidade que tenho hoje pois isso requer tempo e habilidade, porém me lembro de ler sempre, lembro-me de tentar ler a sigla "LTDA" (limitada) que ficava no letreiro de um mercadinho que ficava perto da casa da minha vó, onde íamos todos os sábados comprar pão, e por vários anos na minha cabeça eu lia "ulteda", um dia eu achando que estava errado perguntei para minha mãe a pronuncia daquela palavra e o que significava, então ela me explicou e comparou com " Cia" (companhia), mais como eu li por muito tempo o tal "ulteda" fiquei com essa lembrança.
Minha mãe também é leitora, e devo a ela o interesse, já que ela sempre lia, comecei com gibis, e depois minha mãe me emprestou uma enciclopédia do amor, e um livro de poesias. Lembro que no começo lia devagar e muito pouco, com 8 ano li a Montanha Encantada, e também assisti o meu primeiro filme legendado, aos 10 eu devorei a Série Vagalume e os livros da Bruxa Onilda.
Estou contando tudo isso , para falar que crio pequenos leitores, e acredito que uma pessoa que lê bastante, escreve bem e fala bem, sábias palavras da minha querida mãe. Eu sinto que passo essa imagem para meus filhos, a imagem de uma pessoa que lê e que sabe muita coisa, a leitura aqui em casa é leve, descontraída, não é obrigatória, assim como nunca foi para mim, somente o Adrian sabe ler, vai para o terceiro ano e já interpreta o que lê, para incentivar eu leio, e também forneço o material para que ele possa ler, e não cobro, ainda não e por diversas vezes eu vejo ele lendo sem eu ter falado nada, só pelo fato de não ter nada para fazer, eu confesso que acho lindo, ele também lê para o irmão que está sendo apresentado as letras ainda. Bj foi muito elogiado no fim de ano pelo interesse que tem na hora da leitura e por sempre contar a história do livro que ele trás aos fins de semana. Baby por sua vez entende que livros e gibis que estão pela casa são para guardar ou ver as figuras e que não deve estragar.
Bem, talvez seja por isso que eu tenha escolhido a faculdade de letras para cursar, pois é meus queridos leitores, consegui uma vaga pelo prouni (obrigado Sr. Lula) em uma universidade há distância, o que me permite cuidar de todos e ainda assim realizar o meu sonho de estudar.
Logo a blogueira que vos escreve poderá escrever melhor, e continuar, lendo, lendo, lendo...

Com a troca de layout eu coloquei uma pagina que se chama Hora da Cultura! onde vou colocar posts com indicações de livros e filmes e tudo que eu ler por aí e achar interessante, tem a imagem ao lado onde é só clicar para ver as novidades.
Nessa aqui!!

E também ao lado tá rolando uma enquete, que gostariam que respondessem para eu me orientar e trazer novos posts.

2 comentários:

  1. Gente faz um tempo que não passo aqui, mas já chegou com boa notícia!!! Que maravilha essa notícia, estudar sempre é bom e fazer um curso universitário é um sonho, ainda mais letras! Não desejo sorte, mas desejo muita força, coragem e animo \o/ vai dar tudo certo!!!

    ResponderExcluir
  2. Olha, você sabe que eu também apoio a leitura e amo..
    Tem inumeros posts no blog que eu digo que quero que o Gu goste da leitura...
    Agora, assim...
    Tu acabou com a minha infancia..
    Como que LTDA nãe é Ultida? e é limitada??
    kkkkkkkkkk
    Tou brincando eu ja sabia, se eu nao me engano mes passado a minha mae falou algo do genero e eu descobri =O
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Eu entrei na escola com uns 2 - 3 anos, entrei no jardim I, e quando fui pro Jardin II eu aprendí a ler...
    Me lembro que assim que eu aprendi, toda placa na rua eu lia, tinha assim: COMERCIAL SEU TONHO, e eu dizia: CO-MER-CI-AL COMERCIAL
    Nossa, eu me lembro muito bem que meus pais adoravam e ficavam incentivando perguntando o que vinha depois e eu me sentia...
    Pera, isso ta parecendo mais um post q um comentario
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Parabéns pela vaga viu..
    Quero ver só minha amiga universitaria
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    bjO

    ResponderExcluir

Comente e pergunte, nós adoramos sua participação.