quarta-feira, 24 de julho de 2013

Qual a hora de dar independência para os filhos?

Desde que eu fui mãe, eu morro de medo.
Tenho medo de tudo, de que eles se machuquem, que eles fiquem com frio, fome, dor, medo de que eles não se sintam amados e seguros. Por conta desse medo talvez eu seja muito chata, talvez eu não permita o crescimento deles e morro de medo que isso aconteça.


Sempre que eles pedem para eu vesti-los, descascar um fruta, ou fazer algo que eu sei que eles sabem fazer, eu faço pensando que pode ser uma forma de demonstrar carência, mas me sinto culpada, pensando se estou ou não agindo corretamente.

Porém eu tenho 3 filhos, são de idades diferentes, habilidades diferentes e o desenvolvimento também é diferente em cada um, sendo assim fica muito complicado acompanhar a evolução e deixar que eles se desenvolvam conforme a necessidade e idade de cada um.

Eis que chego no meu maior dilema, o Adrian irá fazer 8 anos, está no terceiro ano e por ser mais velho quer mandar nos irmãos, mas além disso ele quer enxugar a louça, arrumar a mesa, varrer a casa e chegamos ao ponto que me fez refletir, ele quer ir na quitanda que fica á 50 metros da minha casa sozinho, ele quer comprar as coisas sozinho ( figurinhas e doces) e isso me deixa preocupada e com medo!

E tenho mais um problema nesse processo, que se chama Bj, meu filho do meio com quase 6 anos é bastante evoluído, se destaca pela esperteza e maturidade. Eu não acho certo ele ter o mesmo tratamento do Adrian no que se diz respeito á independência, mas isso acaba sendo inevitável já que ele apresenta as mesmas vontades e tem a mesma capacidade. 

Por enquanto eu tô soltando aos poucos, dando pequenas tarefas que acho adequadas, como recolher os brinquedos, dobrar as cobertas, ajudar a arrumar a mesa, colocar água para os cães, percebo que para eles isso representa uma evolução e as tarefas mostram que de alguma forma eles cresceram e estão fazendo parte e sendo independentes.

O Adrian já foi duas vezes na quitanda, sob minha supervisão, como não tem de atravessar a rua, eu fico no portão olhando ele ir e voltar. O Bj não me pediu para ir, mas sei que no fundo ele também gostaria, só que provavelmente só deixarei ano que vem.

Para finalizar ontem fomos ao shopping e pela primeira vez eles foram ao banheiro masculino sozinhos - eu fiquei de guarda na porta e fiz o Adrian voltar lá chamar o Bj que estava demorando muito ( 2 minutos, risos), mas foi uma certa dose de independência, não acham? Além de não pagarem mico de ir ao banheiro das senhoritas.

Bem, fica a pergunta, será que um dia não terei mais esse medo???



Um comentário:

  1. Amiga, entendo seu medo... mas convenhamos que a gente não vive num mundo seguro como antigamente. Eu não deixaria meu filho ir na esquina sozinho tbem. É complicado, ainda mais com filhos em idades diferentes... mas a gente tem que ir achando um meio termo e dando essa independência a eles aos poucos. bjo
    Raquel
    www.eudonadecasa.com.br

    ResponderExcluir

Comente e pergunte, nós adoramos sua participação.