terça-feira, 5 de agosto de 2014

Herpes Zóster = Baby 5 dias internada

Em 2011 os meninos tiveram varicela/catapora quando teve um surto na escola. Baby com menos de um ano também teve. Dos sintomas apresentados tivemos, somente as "vesículas", bolhas com líquido, no Adrian e na Baby apareceram pouquíssimas, já o Bj teve até na sola do pé.
O combate é feito pelo próprio corpo, levei ao pediatra que deu um atestado de 10 dias para os meninos e receitou talco mentolado para evitar a coceira. Em caso de febre os pediatras receitam antitérmicos, recomenda-se também não pegar sereno e friagem.


O que eu não sabia é que o vírus que causa a varicela nunca mais saí do corpo. É mãezinhas quem tem varicela fica com ele guardado no sistema nervoso, pelo que entendi esse vírus conhecido como Varicela Zóster, fica alojado em equilíbrio com o nosso corpo, quando ocorre alguma alteração como baixa imunidade isso pode acarretar no Herpes Zóster, que é a manifestação desse vírus em apenas um ponto do corpo. Geralmente as pessoas de mais idade tem maior facilidade de manifestar o vírus.

Em crianças essas manifestação é conhecida como cobreiro, não há remédio para combater, existe apenas um tratamento para evitar a evolução, dois dias antes e até as feridas (vesículas) secarem o vírus pode ser transmitido para outras pessoas, principalmente quem não teve varicela.

No dia 5 de junho, dia em que a Baby completou 4 anos, apareceu em cima da sobrancelha uma feridinha como se um bichinho tivesse mordido, na quinta dia 6, apareceram mais umas bolinhas como uma alergia provocada por um bichinho, como no outro dia eu teria uma consulta, resolvi esperar para levar ela no posto comigo. Na sexta ela amanheceu com o olho direito fechado e as bolinhas tornaram-se bolhas cheias de líquido, corri com ela para o posto de saúde e de lá fomos para uma unidade de atendimento 24 horas.

Já no 24 horas, a médica disse que ela estava com herpes zóster que teria de ser internada em isolamento, aguardamos a tarde para transferência de hospital, no final da tarde conseguimos a vaga no Hospital Evangélico e uma ambulância levou-nos até lá. Adenil ficou com ela enquanto fui em casa pegar, pijamas, cobertas e produtos de higiene.
Foto do primeiro dia

Foram 5 dias e 4 noites no hospital, em quarto isolado. Nesse meio tempo ela foi monitorada por pediatras, enfermeiras, infectologistas e oftalmologista. Foram dias difíceis e a Baby foi muito guerreira, começou tomando remédio via oral, mas como as lesão só aumentava, no domingo os seus olhos incharam tanto que ela não via mais nada, deram medicamento intravenoso. Na terça após passar pelo oftalmologista e não ter sido detectado nenhuma sequela, ela foi liberada para vir para casa.

Foram dias muito difíceis, os meninos demonstraram grande preocupação com a pequena e se comportaram muito bem, eu dormi em cadeira e orei muito para que tudo passasse logo, a sorte é que em crianças a dor é leve ou inexistente como foi o caso dela.

Agora dois meses depois do incidente, a pele da testa ainda está manchada, mas ela está super recuperada.

Foto recente.

Agora um alerta, eu estava crente que a Baby tinha apenas uma reação alérgica, e era algo mais sério, então qualquer sinal de alergia o seu pequeno deve ser levado ao médico, nada de medicamentos sem prescrição. Porque as vezes achamos que é algo simples e pode ser algo perigoso.



Um comentário:

Comente e pergunte, nós adoramos sua participação.